
Como uma empresa é internamente? Ela tem uma gestão moderna ou tradicional? Como ela se comporta com relação a problemas com funcionários? Saiba que isso e muito mais formam um conjunto chamado cultura organizacional. Mas por que é importante cultivá-la? Saiba mais neste conteúdo.
Normalmente, o desenho da cultura de uma empresa é de responsabilidade dos gestores de RH ou Gestão de Pessoas. Entretanto, todos os funcionários estão envolvidos.
Definição de cultura organizacional
Segundo a empresa de consultoria Robert Half, cultura organizacional, cultura empresarial ou cultura corporativa são os termos que definem o conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes que são compartilhados por todos os membros de uma empresa, desde o cargo superior até o subordinado.
Assim como falamos na cultura de um país, podemos imaginar a cultura de uma empresa como a marca de um determinado grupo.
Se uma fábrica de produtos de beleza, por exemplo, tem como norma não usar produtos com testes em animais, essa prerrogativa faz parte da cultura organizacional.
Exemplos de cultura organizacional
Um dos exemplos clássicos de cultura organizacional vem de uma plataforma de streaming que todos conhecem: a Netflix. A empresa, com sede nos Estados Unidos e 11 mil funcionários espalhados pelo mundo, tem uma administração focada na autonomia do colaborador.
Portanto, as tarefas são distribuídas, e os funcionários devem atingir os resultados esperados, mas sem cobrança de regras, como horários e justificativas aos seus superiores.
Outra empresa que se destaca na cultura organizacional é o Airbnb, plataforma on-line de locação de hospedagem. Os funcionários podem trabalhar onde se sentem mais produtivos, sem a obrigação de trabalharem em escritórios.
Além disso, todos os funcionários podem morar em outros países (que não sejam os de origem) por um certo período do ano, sem se preocupar em prestar contas para a empresa. Assim como a Netflix, no entanto, o Airbnb cobra resultados.
Importância da cultura organizacional
Quando falamos em cultura organizacional estabelecida na empresa lembramos da nova visão de Gestão de Pessoas em detrimento de um RH mais burocrático e cheio de regras.
Isso porque o foco está nas pessoas e não nos processos.
Sendo assim, a empresa desperta para lideranças mais empáticas, que valorizam o capital humano e trabalham com o propósito do desenvolvimento individual.
Para o time, a cultura corporativa acaba refletindo em colaboradores mais motivados e engajados, que têm a mesma paixão pela empresa que os fundadores.
Desenvolvimento
Nesse sentido, como desenvolver a cultura organizacional? Veja algumas dicas:
-
Estabeleça um propósito;
-
Fortaleça visão, missão e valores;
-
Crie fluxos de feedback;
-
Estabeleça recrutamentos mais alinhados ao fit cultural da empresa.
Conclusão
Assim sendo, as empresas que têm uma cultura organizacional sólida conseguem atrair e reter mais talentos.
E como você viu o recrutamento também tem um papel importante na construção e manutenção da cultura organizacional.
Por isso, ao recrutar, tenha acesso a candidatos alinhados à cultura da empresa. A plataforma Currículo Interativo lhe ajuda a encontrar profissionais em sua base de talentos.
Faça parte da rede de apoiadores para saber mais. Clique aqui e conheça nossa plataforma.